Modelos elétricos têm ganhado força a cada mês que passa, e marcas chinesas são o principal impulso
Não é a primeira vez que a indústria automotiva tenta emplacar carros elétricos no mundo, mas, provavelmente, esta fase é a que veio para ficar. O movimento, que tem bastante força na Europa e, principalmente, na China, está ganhando mais espaço no Brasil mês a mês. E quem é a principal responsável por isso? A BYD.
Antes de a marca chegar ao mercado nacional com BYD Dolphin, no ano passado, tínhamos as vendas dos carros elétricos caminhando vagarosamente no ranking de emplacamentos.
Como referência, em 2022, foram vendidos 8.458 modelos movidos à bateria, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) – época em que a fabricante chinesa vendia apenas Han e Tan por aqui, que são dois modelos de luxo.
Naquele momento, o Volvo XC40 liderou as vendas anuais com 1.770 comercializações. Já os outros modelos elétricos, nem chegaram a alcançar as 1.000 unidades. Mas veio 2023, e a BYD fez uma jogada de mestre que movimentou (e muito) o mercado: apresentou ao Brasil o Dolphin.
Para quem não está familiarizado, trata-se de um hatch de porte médio – que indica medidas semelhantes às de VW Golf e Chevrolet Cruze Sport6, por exemplo. Com visual carismático, espaço interno parecido com o de um Toyota Corolla Sedan, bom porta-malas e acabamento interno de fazer inveja em concorrentes de preço páreo, o modelo ganhou os brasileiros.
O BYD Dolphin foi lançado em junho do ano passado, e fez os carros elétricos baterem recorde de venda. Durante o último ano foram 19.310 emplacamentos, de acordo com a mesma ABVE. O Dolphin foi responsável por 6.812 dessas vendas durante o ano passado, tendo apenas seis meses de vida por aqui.
São mais emplacamentos que Caoa Chery Tiggo 7, Nissan Sentra e outros carros consagrados do nosso mercado, no mesmo período.
E esse sucesso abriu espaço para a chegada de novos produtos. A GWM trouxe o Ora 03 ao Brasil, também no segundo semestre de 2023, para ser rival do Dolphin. As marcas que já vendiam produtos à bateria aqui, reduziram os preços. Foram os casos de Renault com o Kwid elétrico, Caoa Chery com o iCar, a Peugeot com o 2008 e a Jac, com o e-JS1.